Nesta quinta-feira (24), em virtude da estreia do Brasil na Copa do Mundo pela parte da tarde, o expediente da Câmara de Vereadores de Santa Maria será só pela manhã. Por esse motivo, a sessão plenária ocorrerá também pela manhã, a partir das 9h.
Um dos projetos votados hoje será o que autoriza o funcionamento dos supermercados, minimercados, mercearias, principalmente de produtos alimentícios, em qualquer horário e dia da semana, inclusive em feriados. A proposta é de autoria do vereador Tubias Calil (MDB). Uma das bandeiras dele é a abertura dos supermercados aos domingos. Hoje, os estabelecimentos não funcionam – são 13 anos de mercados fechados em domingos.
Ao Bom Dia, Cidade!, Callil disse que o projeto contempla pequenos e médios supermercados com até 99 trabalhadores. “Quem quer abrir aos domingos, vai ter essa possibilidade”, alegou ele. A tendência é aprovação da proposta, mas, na prática, a Constituição dá total autonomia para que sindicatos de patrões e empregados decidam sobre a mão de obra aos domingos. Se, nas convenções, seguirem proibindo o uso de funcionários, os mercados não conseguirão funcionar aos domingos.